Portugues English Spanish Italian Deutsch French
Jericoacoara
GUIA CIDADE
O LUGAR
SERVIÇOS
O SITE
  Oferecimento
notícias » Regata Wind e Kite Jeri Sport Music Festival
14/12/2008 por:  Divulga Ação

O renome internacional de Jericoacoara para esportes aquáticos com vento se confirmou na tarde de sábado, 13 de dezembro, com o colorido especial das pipas, pranchas e velas de kite e windsurf na disputa de downwind que ocorreu no 1º Jeri Sport Music Festival, evento que movimentou a praia entre os dias 11 e 13 do mês. No sábado último as competições radicais de longa distância reuniram 70 kitesurfistas e windsurfistas, nas categorias masculina e feminina.

A regata de velocidade saiu da praia do Preá em percurso de 12 km até Jericoacora, passando por pontos famosos como a Pedra Furada. O primeiro a cruzar o ponto da vitória em cerca de 20 minutos foi o windsurfista de Jericoacoara Bené, seguido por Edson Souza e por Chico Bento, em segundo e terceiro lugares, esses dois também velejadores destacados de Jeri em circuitos mundiais. Entre as mulheres a vencedora foi a americana Patricia Lozowski ao findar o percurso em menos de 45 minutos, ficando à frente de Thereza Silva (de Jeri) em segundo lugar e da velejadora Maryela Gregorio, também radicada em Jericoacora, na terceira colocação. Como avaliou Bené, que é primeiro do ranking cearense profissional “a organização está de parabéns pelo campeonato, que contou com a participação de atletas de alto nível técnico e teve condiçoes perfeitas de vento. Essa foi uma vitòria importante e ainda integrou o pessoal do wind com o do kite”.

A disputa motivou excelentes performances no mar pelo clima propiciado pela capacitação dos atletas locais e de estrangeiros, que também marcaram presença na prova. A dominância de feras do Kite de Jericoacora e do Preá foi plena entre os vencedores da regata de longa distância, liderada por Anderson do Preá, que deixou o conterrâneo Anailton Felix em segundo lugar e Francisquinho de Jeri em terceiro, enquanto Pepe, também natural de Jeri e um dos Top Ten Brasil, chegou na nona posição. No feminino, a canadense Candace Shadley venceu a competição, seguida na segunda colocação por Tati de Jericoacoara, e pela também canadense Sandra Taddeo. Deslumbrada com a beleza e ambiente ideal para o kite, a vitoriosa Candance disse que a prova foi espetacular e “um incentivo para me manter focada no esporte, que pratico há apenas cinco meses, tendo ainda a possibilidade de aprender mais com atletas de ponta daqui. Enquanto competia ainda consegui me encantar com essa paisagem maravilhosa”.

Os três primeiros colocados em cada categoria receberam troféus artesanais com miniaturas de kite e wind criados pela italiana Rossana Cremascoli com ajuda de pessoas da comunidade, além de premiação. Verônica Sanger, diretora geral do 1º Jeri Sport Music Festival e vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri), pela qual realiza o evento, afirma que “o sucesso já acerta uma competição maior ano que vem”, sendo respaldada por dirigentes de Wind e do Kite. Teka Lenz, presidente da Federação Brasileira de Windsurf, adianta que tanto o potencial internacional de Jericoacoara para o esporte, como a realização desse interessante festival ganhem uma competição oficial, enquanto Beto Ary, presidente da Associação Cearense de Kite assegura uma etapa na edição de
2009 do Jeri Sport Music Festival, sugerindo ainda uma prova ainda mais acirrada com competidores por equipes.

O 1º Jeri Sport Music Festival teve palco principal em uma arena montada em terreno de 4 mil m², de frente ao mar, próximo à famosa Duna do pôr-do-sol. Com participação da comunidade local, o evento traz ainda atrações culturais, como os shows da cantora Miúcha e do DJ Dolores e banda, além de rodas de capoeira, mostras de artesanato, exibição de filmes, gastronomia regional, incentivos à economia sustentável, ações de preservação ambiental e turismo.

O 1º Jeri Sport Music Festival tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias da Cultura (Secult) e de Esportes (Sesporte), com patrocínio da cerveja Sol e energético Burn com apoios da Ypióca Red Fruits, Sebrae, Marquise, Viação Redenção, Bando de Criação, Briba Design, entre outros.

REGATA DE LONGA DISTÂNCIA

VENCEDORES DO WIND

MASCULINO
1º LUGAR: Bené (Jeri)
2 º LUGAR: Edson Souza (Jeri)
3 º LUGAR: Chico Bento (Jeri)

FEMININO
1 º LUGAR: Patricia Lozowski (USA)
2 º LUGAR: Thereza Silva (Jeri)
3 º LUGAR: Maryela Gregorio (Jeri)

VENCEDORES DO KITE

MASCULINO
1º LUGAR: Anderson (Preá)
2 º LUGAR: Anailton Felix (Preá)
3 º LUGAR: Francisquinho (Jeri)

FEMININO
1 º LUGAR: Candace Shadley (Canadá)
2 º LUGAR: Tati (Jeri)
3 º LUGAR: Sandra Taddeo (Canadá)

---------------------------------------
DIVULGA AçAO
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Kiko Bloc-Boris, Helena Félix e Roberta Marinho
Fone: (85) 3458.1167 - E-mail: imprensa@divulgaacao.com – www.divulgaacao.com.br


//

301 Moved Permanently


nginx/1.4.6 (Ubuntu)
" target="_blank">

voltar

Oferecimento












jericoacoaraturismo.com.br
Guia de Turismo e Lazer de Jericoacoara
© Jericoacoara Turismo 2007 - 2017 Todos os Direitos Reservados
info@jericoacoaraturismo.com.br | comercial@jericoacoaraturismo.com.br
Hospedado por: Solus Host